Compartilhe:

Conheça as tendências em design de interiores

25 de fevereiro de 2019

Conheça as tendências em design de interiores

O ano já começou e muitos procuram as tendências mais quentes de design de interiores para construir, reformar ou simplesmente repaginar o lar. Toda casa precisa de mudanças de tempos em tempos e, por isso, profissionais dessa área são cada vez mais procurados.

Ficar atualizado sobre as tendências do momento é fundamental não apenas para aplicar o que está “em alta”, mas também para identificar o estilo do cliente e oferecer aquilo que mais pode agradar ao gosto pessoal dele.

É por isso que preparamos este post recheado de referências para você entender o momento global e adaptar aos seus projetos.

O que os estilos de decoração tem em comum

Cada um a seu modo deve oferecer o máximo de aconchego. Sabemos que as pessoas ficam cada vez menos tempo em suas casas devido às extenuantes rotinas de trabalho, muitas horas de trânsito, entre outros compromissos.

Os momentos em casa são cada vez mais sagrados. Não importa se o seu cliente é um médico que prefere uma decoração clássica ou um músico onde é possível ousar bastante. No final do dia, ambos querem tirar os sapatos, abrir uma bebida e esticar as pernas em seu porto seguro que é a casa.

Estilo nórdico

O estilo inspirado nas regiões escandinavas onde as noites são mais longas que os dias está em alta há alguns anos e deve continuar. Isso porque une conceitos que não devem sair de moda tão cedo.

A questão do minimalismo, que consiste em cada vez menos acúmulo de coisas, é um movimento que já estava embalado e ganhou impulso com a popularização de Marie Kondo – a japonesa é autora do livro “A Mágica da Arrumação” e recentemente foi um dos assuntos mais comentados da internet brasileira por via da série da Netflix.

O estilo nórdico é marcado por tons neutros, tecidos macios, plantas e linhas retas. Os espaços também tendem a favorecer a circulação das pessoas, sem muitos móveis e preferencialmente afastados uns dos outros.

Estilo mediterrâneo

Marcado por cores quentes como o marrom, laranja e vermelho, esse estilo resgata aspectos étnicos e da natureza. No Brasil, o estilo está representado principalmente pela cor do ano eleita pela Sherwin-Willians, a Cor Caverna – um tom de terracota quente.

O rústico da madeira costuma ser acompanhado de detalhes em palha e até artesanatos em vime. Esses materiais aparecem em móveis, luminárias, molduras, entre outros.

Em se tratando de tecidos, aqueles que lembram processos artesanais, como crochês, tricôs e bordados, são os mais relacionados.

Estilo industrial

O estilo industrial é predominantemente masculino. Com a ascensão da vida nas cidades, é comum que homens em boa posição na vida profissional mas que não tem filhos solicitem detalhes em seus lares inspirados nesse estilo.

Diferente dos estilos acima, o estilo industrial tem pouco de natural. Os toques em madeira, que podem aparecer no piso ou no forro à vista, são alguns dos poucos que lembram a natureza.

Em geral, esse estilo pede cores neutras em tons mais escuros e detalhes estruturais à vista. Os móveis em geral podem ser aqueles adquiridos de segunda mão e reformados. Vigas, encanamentos, fiação, forros e luminárias ficam expostos.

Tijolos à vista ou com aspecto envelhecido – tal como no cimento queimado – são outros detalhes interessantes.

Como o estilo é mais escuro, a dica é apostar em janelas grandes e com cortinas claras, a fim de balancear o estilo. O ideal é não existir cortinas, mas sabemos que esta possibilidade é pouco viável.

Gostou dos estilos de decoração que são tendência para 2019? Continue acompanhando o blog Dalcomad para saber mais.

 

Compartilhe:

Leia também

Tendências de cores Renolit – Colour Road 2021-2022

24 de março de 2021

Tendências de cores Renolit – Colour Road 2021-2022

O Renolit é um material muito utilizado nos Kit Portas Dalcomad. Afinal, é um revestimento moderno (…)

O papel da porta na decoração

10 de março de 2021

O papel da porta na decoração