Compartilhe:

Decoração com madeira, beleza e sustentabilidade em seu lar

8 de fevereiro de 2021

Decoração com madeira, beleza e sustentabilidade em seu lar

Como deixar sua casa bonita e funcional sem prejudicar o meio ambiente

É fácil se perder no mundo online da inspiração em design de interiores. As pessoas passam horas percorrendo fotos de cores de tintas da moda e estilos de móveis, todas sonhando em como deixar seu apartamento em Ponta Grossa mais bonito. Você pode querer fazer o mesmo, mas pode se preocupar com o conflito de suas escolhas de design com seu estilo de vida ecológico.

Felizmente, temos seis ideias de decoração para casa que combinam estilo e sustentabilidade. Você pode deixar sua casa com a aparência que quiser enquanto continua seu trabalho para tornar a Terra um lugar melhor para se viver.

Dicas para decorar seu imóvel com madeira e outros elementos sustentáveis

Observe com atenção as dicas dadas adiante sobre como decorar seu lar de forma sustentável, com madeira e outros tantos materiais.

1. Cultive plantas de interior

Plantas de interior se tornaram um fenômeno de design na última década. Todo mundo quer essas samambaias exuberantes e suculentas brilhantes para adicionar uma vibração natural à sua casa, mas você não quer comprar os vasos de plástico e fertilizantes à base de produtos químicos frequentemente encontrados com eles.

Você pode encher sua casa com plantas que não pesam em sua mente quando você cultiva plantas purificadoras de ar que prosperam com um pouco de sol da janela mais próxima. Teses normalmente requerem pouco cuidado e purificam o ar ao seu redor, então você está banindo as toxinas transportadas pelo ar enquanto melhora a aparência da sua casa.

2. Compre de artistas locais

Quando você faz um pedido de decoração on-line ou até mesmo a compra em uma loja de marca, você está apoiando o setor de remessas. Todos os anos, os caminhões consomem milhões de barris de combustível e emitem toneladas de CO2 no ar.

Em vez de financiar uma indústria que acelera as mudanças climáticas, compre o que você precisa de artistas locais. Artistas independentes, dentro de sua comunidade, podem fazer obras de arte ou peças de cerâmica exclusivas que não exigem frete nacional ou mundial para chegarem à sua casa.

3. Procure por tapetes sustentáveis

Quer aquecer uma sala com piso de madeira ou ladrilho? Procure tapetes sustentáveis ​​feitos com materiais ecológicos como juta, ervas marinhas ou plásticos reciclados. Você cobrirá o chão com carpete macio, sem o uso de microplásticos para reduzir o eco em sua casa.

4. Mude sua iluminação

Você também pode combinar estilo e sustentabilidade mudando seus interruptores de luz. Muitas pessoas preferem instalar um dimmer nas luminárias que mais usam. Os dimmers são perfeitos para áreas como salas de jantar e estar, onde você deseja regular a saída de iluminação e mudar para um clima mais relaxado.

Um interruptor mais não ofuscante irá reduzir sua conta de energia se for certificado pela e se você não o deixar na configuração máxima o tempo todo. Menos eletricidade reduz o desperdício gerado nas usinas. Tudo o que você precisa fazer é fazer uma troca simples.

5. Encontre decoração de madeira recuperada

Se você deseja mudar seu piso, atualizar armários ou encontrar peças de decoração esculpidas, use madeira reciclada. É reciclado e não prejudica o meio ambiente para usar em sua casa, ao contrário de comprar algo novo feito com árvores fornecedoras de oxigênio recentemente destruídas.

Madeira recuperada funciona perfeitamente para escolhas populares de design de interiores, como portas de quartos em estilo celeiro ou prateleiras flutuantes em um escritório ou sala de estar.

6. Aprenda suas preferências de design

Depois de saber quais estilos e opções de design de interiores você prefere, você pode usar essas dicas para encontrar uma decoração ecológica que combine estilo e sustentabilidade. Apoiar artistas locais, instalar interruptores dimmer e até cultivar plantas de interior são apenas algumas maneiras de manter seu estilo de vida sustentável e redesenhar sua casa.

O que é design ético?

Design ético significa criar designs que empregam comportamento moral e fazem escolhas responsáveis ​​com a intenção geral de “fazer o bem” em todo o processo de criação e venda do produto. Essas escolhas e comportamentos abrangem uma série de questões, como:

  • Exploração;
  • Condições de trabalho;
  • Feira comercial;
  • Produção sustentável;
  • Produção e fabricação ambientalmente seguras;
  • Bem estar animal.

Projetar um produto pode impactar o meio ambiente em todo o seu ciclo de vida de várias maneiras, incluindo por meio da extração de recursos naturais, fabricação, transporte e eliminação de resíduos.

Combinar ética e design pode ser amplamente conhecido na indústria, mas ainda não é a prática padrão para muitas marcas e profissionais. Além da multidão de pessoas envolvidas em cada etapa da produção (o que torna difícil garantir a sustentabilidade de ponta a ponta), o design ético pode custar mais caro.

No entanto, isso não precisa ser o caso, e com alguma pesquisa básica e esforço, os indivíduos podem garantir que seus próprios projetos de design e decoração minimizem sua pegada negativa ou até mesmo beneficiem o meio ambiente.

Por que o design ético é importante?

O design pode impactar pessoas, lugares e ecossistemas em cada estágio da cadeia de suprimentos. Não só afeta o meio ambiente e os recursos, mas também afeta a vida diária das pessoas. Viver em lugares projetados de maneira ética pode influenciar comportamentos e hábitos, mesmo apenas servindo como um lembrete visual de que as escolhas individuais são importantes.

Indústrias e fábricas lançam poluentes no meio ambiente todos os dias. Na verdade, 50% de toda a poluição provém das indústrias e manufatura. A fabricação pode ter vários efeitos no meio ambiente, incluindo:

  • Aquecimento global;
  • Poluição da água;
  • Poluição do ar;
  • Poluição do solo;
  • Saúde humana;
  • Extinção da vida selvagem.

De acordo com o relatório GEO do Projeto Ambiental das Nações Unidas, a produção de bens comercializados internacionalmente é responsável por 30% de todas as emissões de dióxido de carbono. O consumo doméstico de bens e serviços ao longo do ciclo de vida é responsável por 60% do impacto ambiental total do consumo.

O relatório também afirma que, para evitar a mudança climática e a escassez de recursos, é necessária uma grande mudança em direção a recursos energéticos sustentáveis ​​e acessíveis. E isso implica inclusive em montar uma decoração sustentável para as residências das pessoas.

Agora você está inteirado sobre como decorar sua casa de forma bonita e sustentável. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Compartilhe:

Leia também

Tendências de cores Renolit – Colour Road 2021-2022

24 de março de 2021

Tendências de cores Renolit – Colour Road 2021-2022

O Renolit é um material muito utilizado nos Kit Portas Dalcomad. Afinal, é um revestimento moderno (…)

O papel da porta na decoração

10 de março de 2021

O papel da porta na decoração