Você conhece a importância do reflorestamento? Hoje, não é raro termos contato com produtos de madeira reflorestada. Móveis, portas, chapas e outras estruturas que encontramos em diversos tipos de madeira trazem o sobrenome “reflorestamento”.
À primeira vista, todos temos uma noção – ao menos superficial – sobre ser uma matéria-prima ecologicamente responsável. No entanto, sabemos pouco sobre os seus benefícios reais para o meio-ambiente. Continue a leitura deste artigo até o final e entenda por que o reflorestamento é mais importante do que você imagina.
O que é reflorestamento?
Chamamos de área reflorestada aquela que após passar por um processo de extração das matas nativas passa a receber um novo plantio de mudas. Não é necessário que as espécies plantadas sejam nativas.
Assim, existem duas formas de reflorestar: a ecológica e a comercial. Ambas são válidas para manter a preservação da natureza. A primeira, ecológica, requer a reposição da flora nativa com as árvores que já existiam antes da extração, a fim de recuperar a área da maneira mais original possível.
Enquanto isso, o reflorestamento comercial usa de florestas plantadas para reavivar as áreas. As culturas mais comuns são o pinus e o eucalipto, madeiras úteis para fabricação de móveis.
Embora não sejam árvores nativas, fazer o seu plantio em áreas de reflorestamento garante que os espaços de matas nativas ainda existentes permaneçam intocadas. Assim, apenas regiões que já passaram por processos de desmatamento no passado – quando a consciência ambiental era escassa e a legislação mais flexível – recebem as mudas de árvores exóticas.
O assunto costuma dividir opiniões. No entanto, o simples fato de evitar a perda de uma floresta é um grande avanço, em especial num país do porte do Brasil. A estimativa é que nosso país tenha perdido 984 mil hectares de floresta por ano entre 2010 e 2015, conforme dados da ONU.
Esse relatório coloca o país como o lugar que mais perdeu florestas no mundo durante o período.
Benefícios do reflorestamento
Áreas reflorestadas entregam diversas vantagens para os seus arredores, tais como:
- Controle da temperatura, mantendo mais fresco do que em regiões sem árvores;
- Recuperação e conservação de ecossistemas impactados pelo desmatamento;
- Regeneração de alimento e abrigo para a fauna local;
- Controle da erosão do solo;
- Evita o assoreamento dos rios e açudes;
- Melhora da qualidade do solo;
- Redução do aquecimento global;
- Retenção dos poluentes acima da atmosfera;
- Paisagem favorecida nas cidades;
- Redução da poluição sonora.
A Dalcomad defende que toda madeira oriunda de área reflorestada ajuda a preservar a natureza, sempre respeitando outras vidas que dependem do ecossistema e atendendo às leis nacionais vigentes.
É por isso que utilizamos madeira 100% reflorestada em nossos produtos, com a consciência ambiental tão necessária nos dias de hoje sem deixar de lado a alta qualidade de acabamento. Conheça mais sobre nós visitando nosso site e nossas redes sociais.