Motivos para usar compensados na decoração é o que não falta! Versáteis, visualmente agradáveis e com excelente custo-benefício, esta é uma das opções mais procuradas tanto por profissionais da área quanto por quem tem sua decoração de ambientes um hobby.
Ao final deste artigo, você vai entender por que os compensados são grandes aliados dos profissionais da área de decoração que buscam inovar nos projetos entregues aos clientes.
1. Faça você mesmo
Um dos primeiros motivos para usar compensados na decoração tem relação com uma característica muito valorizada: a possibilidade de criar com as próprias mãos.
O compensado funciona como revestimento, pode virar móvel e até nicho ou prateleira. Portanto, é ideal para aquele projeto totalmente personalizado.
2. Economia
O orçamento do cliente está curto?
Sabemos da dificuldade em mobiliar e equipar uma casa. Recém-casados encontram nos compensados uma boa alternativa para decorar sem pesar ainda mais o orçamento.
Com uma única chapa, é possível criar pequenos móveis e itens de utilidade de forma prática e com expectativa de longa vida útil.
3. Estilo
As madeiras claras estão em alta na decoração. Podem ser combinadas em estilos rústicos, daqueles que lembram casas de campo, ou a elementos modernos, como eletrodomésticos metalizados.
Para quem gosta do estilo escandinavo – que está em alta – o compensado é uma grande aposta de material decorativo. Não é por acaso que está cada vez mais procurado por arquitetos, decoradores e outros profissionais dessa área.
4. Sustentabilidade
Os compensados Dalcomad são oriundos do manejo sustentável da madeira de reflorestamento. Além de garantir que a madeira tem origens ecologicamente corretas, os trabalhadores não têm nenhum contato com elementos tóxicos – uma questão de segurança do meio produtivo.
5. Versatilidade em qualquer ambiente
Engana-se quem pensa que o compensado é aquela madeira somente para áreas mais descontraídas. Quando esse tipo de madeira é bem trabalhado na decoração, os compensados vão da área de serviço à sala de jantar.
A sua estrutura é resistente mesmo para áreas onde o material fica mais exposto à umidade, como o banheiro, e à gordura, como na cozinha. Se você deseja investir em um projeto externo, pode apostar no compensado marítimo, que é mais resistente às intempéries.
Você pode usar para revestir paredes, montar móveis, fazer nichos e prateleiras. O compensado aceita pintura, revestimento em tecido ou em lâmina de fórmica.
6. Durabilidade e resistência
Já falamos aqui neste post sobre a durabilidade da madeira de compensado. Em especial, dependendo do seu projeto, é recomendável até mesmo investir no compensado marítimo, que tem uma durabilidade maior.
Em relação à resistência é que está a grande surpresa do compensado. Diferente do que muitos pensam, o compensado é mais resistente que os tipos de madeira em MDF e MDP. Embora a recomendação varie de acordo com o projeto, é a madeira compensada uma das principais preferências dos marceneiros.
Isso porque a estrutura laminada do compensado permite fazer rasgos, arredondar pontos e até mesmo realizar torções, diferentes de outros tipos de lâminas. Sem dúvidas, é considerada uma das melhores madeiras para fazer móveis.
7. Qualidade Dalcomad
Ao adquirir nossos produtos, o cliente Dalcomad tem a garantia de qualidade para os seus projetos. A madeira certificada é 100% sustentável e conta com a proveniência de uma empresa que está há 25 anos no mercado.
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido os motivos para usar o compensado na decoração.
Até a próxima!