Compartilhe:

Problemas ao utilizar um Kit Porta Não Certificado

21 de outubro de 2020

Problemas ao utilizar um Kit Porta Não Certificado

Já parou pra pensar na importância que a porta tem no ambiente? Ela é o cartão de visitas para qualquer local, mostrando o cuidado que o projeto teve durante a execução, e até mesmo o acabamento da decoração no ambiente. Então, uma porta perfeita é fundamental não somente para aqueles que prezam pela perfeição em cada detalhe, mas também para deixar o ambiente mais agradável. Por isso surge a importância de procurar um produto certificado.

Escolhendo um produto certificado

Um dos pontos mais importantes ao escolher uma porta para seu lar ou local de trabalho, é a qualidade que ela vai oferecer. Afinal, mesmo uma porta com aparência adequada pode se transformar em uma dor de cabeça se não tiver qualidade, pois poderá degradar com o passar dos anos.

O preço do produto é muito importante, mas nesses casos o ditado “o barato sai caro” cabe perfeitamente. Além disso, a não-conformidade dos produtos que não estão adequados às normas acabam gerando habitações e obras de baixa qualidade. Este é o principal motivo de procurar por produtos de fornecedores certificados pelas normas regulamentadoras.

Para confirmar isso, hoje a Dalcomad trouxe alguns dos defeitos de fabricação que você pode enfrentar nas portas se optar por um produto não certificado. Temos certeza que ao final desse conteúdo você vai ter muitos motivos para correr longe das opções que não possuem um rigoroso processo de qualidade.

Utilização de componentes de baixa tecnologia

Inicialmente, muitas patologias podem ser causadas nos produtos ao utilizar materiais e elementos que não possuem comprovação de desenvolvimento e não tenham passado por testes de qualidade. Exemplos desses componentes são as colas, ferragens, revestimentos e encaixes.

Os problemas de não utilizar um produto certificado
Foto: PSQ-PME

Afinal, todo o processo de fabricação e qualidade pode ser afetados com a utilização de um componente que não atenda ao padrão de qualidade. Portanto, o fabricante deve buscar fornecedores que também se adequem às normas específicas, e realizar diversos testes que comprovem o desempenho, além de estar sempre em busca de novas tecnologias. Um exemplo que já mencionamos em nosso blog é a Cola PUR, um elemento utilizado pela Dalcomad que contribui com diversas vantagens às portas.

Matéria-prima inadequada

No início da produção de portas, bastava utilizar um bloco de madeira maciça dando forma ao produto para chegar ao produto final. Muito mudou com o passar dos anos, e as indústrias devem adequar suas tecnologias para entregar um produto de qualidade. Utilizar madeira inadequada para a fabricação das portas pode gerar em baixa resistência e durabilidade do produto.

Os problemas de não utilizar um produto certificado
Foto: PSQ-PME

As empresas certificadas garantem o conhecimento das propriedades mecânicas da madeira para adequá-las às melhores maneiras de uso. Atualmente, um dos exemplos que comprovam a qualidade do produto é o Bondoor, um enchimento de baixa densidade produzido com pinus, que torna a porta mais leve, com maior resistência à umidade, isolamento acústico e térmico e baixo índice de empenamento.

Falhas de acabamento

Apesar de ser um defeito mais fácil de observar e evitar, é muito comum os produtos de baixo valor e qualidade agregados apresentarem falhas de acabamento e usinagem, que comprometem principalmente com a aparência do produto.

Isso pode ocorrer pela utilização de revestimentos sem durabilidade e pinturas sem qualidade e até mesmo com a falta de zelo na produção, armazenamento, embalagem e transporte dos produtos. Quando a empresa é certificada, problemas como esse acontecem com menos frequência. Afinal, todos os processos passam por auditorias e vistorias de qualidade para evitar qualquer problema no produto.

Produto com curta vida útil

Além dos mencionados, são diversos os problemas enfrentados ao não escolher um produto certificado. Por isso, se o fabricante não utiliza processos tecnológicos e não segue os critérios das normas, a vida útil da porta pode ser reduzida e em pouco tempo de uso pode apresentar problemas.

Lembramos que para manter as condições de qualidade das portas, além de buscar um produto certificado, é necessário tomar certos cuidados durante a instalação para evitar possíveis falhas. Se você ainda não conhece esses cuidados, separamos um conteúdo que mostra um checklist de ações que precisam de sua atenção. Para facilitar, você também pode conferir esse vídeo com um passo a passo da montagem dos Kits Porta Dalcomad.

A importância de um produto certificado

Ainda restam dúvidas da importância da certificação para os fabricantes de portas? Para garantir a excelência de produção e satisfação dos nossos clientes, a Dalcomad possui a certificação PSQ-PME, baseada na norma técnica ABNT NBR 15930-2. Ela qualifica todos os processos e etapas dentro da indústria, desde o início da produção do Kit Porta até a instalação na obra. Quer saber mais da nossa certificação? Acesse nosso blog e confira!

Compartilhe:

Leia também

Nota Explicativa da ABIMCI

27 de agosto de 2021

Nota Explicativa da ABIMCI

Hoje trouxemos essa Nota Explicativa da ABIMCI com relação ao documento elaborado pela CAIXA Econô (…)

O papel da porta na decoração

10 de março de 2021

O papel da porta na decoração