Os compensados estão cada vez mais famosos entre o público que procura personalizar o visual de casa. Os adeptos do estilo de vida “faça você mesmo” encontram nos compensados um mundo de possibilidades.
Por ser um produto que é novo para o consumidor final – embora já seja bastante utilizado pela indústria há anos – as dúvidas que brotam do senso comum são normais.
Este artigo é especial para você que vê potencial no uso dos compensados para decorar sua casa e até mesmo fazer seus próprios móveis, porém, não encontra tantas informações técnicas sobre seu uso facilmente.
O compensado é bom para decoração?
Verdadeiro. Já falamos sobre isso neste post, onde ensinamos com muitos detalhes a utilizar melhor os compensados na decoração. Embora não seja muito popular, o compensado para decorar ambientes é muito econômico e bonito.
A versatilidade é a qualidade número um dos compensados na decoração, pois podem ser utilizados desde ambientes secos como sala e quartos até nos banheiros. Sua estrutura em lâminas garante a resistência, característica que tanto atrai os consumidores, além do acabamento único.
Foto: Reprodução/Pinterest.
Compensado marítimo não estraga?
Mito. Embora seja mais resistente que o compensado convencional, o compensado marítimo também passa por desgaste e descolamento após muitos anos. O compensado marítimo recebe este nome porque, além da indicação para uso em embarcações, é uma variação que conta com mais camadas que o outro.
Devido a essas camadas a mais, o produto agrega resistência e de fato demora um pouco mais para estragar, descolar ou mesmo apodrecer. A verdade é que, assim como tudo que é de madeira, os compensados dos dois tipos também tem seu prazo de uso.
Foto: Reprodução/Pinterest.
Os compensados são mais resistentes que MDF e MDP?
Verdade. Optar pelo uso de compensado, MDF ou MPD também depende do seu objetivo. Caso você esteja em dúvida no momento de montar um móvel, a melhor alternativa é o compensado.
Isso porque a madeira multilaminada possibilita fazer alguns rasgos, trabalhar com pontas arredondadas, torcer a madeira em técnicas que não é possível realizar com os outros tipos.
A firmeza do material também é um diferencial, sendo avaliado por marceneiros como a madeira que melhor aceita parafusos em uma montagem de móveis.Outro ponto positivo é a resistência do compensado em relação a umidade e intempéries climáticas, o que faz desta madeira o tipo ideal para quem quer montar móveis ou decorações para a área externa.
Foto: Reprodução/Pinterest.
O compensados são ruins para o meio ambiente?
Definitivamente um mito. Todas as indústrias de madeira precisam seguir diversas regulamentações e leis ambientais para se manterem em atividade.
É o caso da Dalcomad. Os compensados são produzidos com o menor impacto ambiental possível, utilizando a madeira de reflorestamento e a madeira tropical proveniente de manejo sustentável.
Foto: Reprodução/Pinterest.
Agora que você tirou algumas dúvidas sobre os compensados, que tal seguir a Dalcomad nas redes sociais? Por lá, você vai encontrar mais conteúdos como este e saber sobre outros assuntos relacionados a indústria madeireira e de construção civil.