O bom atendimento ao consumidor é um dos pilares principais para o sucesso de uma empresa. Uma experiência positiva durante todo o processo de atendimento pode gerar um grande impacto, com o cliente se tornando fiel à sua marca e até mesmo indicando para outros conhecidos.
Porém, destacamos que o contrário também pode acontecer, e a visão negativa do cliente quanto à sua empresa pode não somente fazer com que ele desista da compra, mas também manche o nome da sua organização.
Por isso, é muito importante estar atento a todos os detalhes, afinal, não é somente na qualidade do produto que está a satisfação do seu consumidor. Então, fique de olho nessas dicas de ouro que a Dalcomad separou para você, e conquiste ainda mais seus clientes!
Esteja disponível para o atendimento
Tanto aos clientes já existentes quanto aos potenciais, uma resposta rápida e eficiente pode se tornar e decisão final para a compra ou não do produto. Principalmente quando o cliente precisa de uma solução urgente, a espera de dois minutos podem parecer dez dependendo da situação, e o relacionamento já vai estar afetado desde o início.
Atualize o cliente
Em alguns momentos haverão outras prioridades e clientes que precisem de atenção, e a solução não poderá ser imediata. Nesses casos, deixe o cliente atualizado e dê um prazo de quando você conseguirá resolver esse problema. Além disso, em casos de imprevistos ou outros problemas, seja honesto com o consumidor, assim ele não ficará tão ansioso.
Reclamações no atendimento ao cliente
É normal surgirem clientes impacientes ou com reclamações sobre situações diversas. Nesses momentos, mantenha a calma e a seriedade na conversa, e tente resolver o problema da melhor forma possível. Caso não esteja ao seu alcance ou a situação tome proporções maiores, se possível chame seu gerente ou superior.
Ouça seu cliente
Para encontrar a solução perfeita para o problema, você precisa entender o que está acontecendo. Além disso, a atenção que você vai dar ao que ele está falando vai impactar positivamente na imagem que ele tem da sua empresa, e vai fazer com que sinta que seu problema realmente será resolvido. Todas as sugestões, dúvidas, críticas e elogios servirão de aprendizado e novas melhorias para os próximos casos.
Crie um relacionamento com ele
O relacionamento e a preocupação que a marca dá aos seus clientes possui um valor único na visão dos consumidores. E isso vai muito além da educação e empatia que você tem durante o atendimento ao cliente. Coisas simples irão fazer com que ele não se esqueça mais da sua marca, como receber conteúdos exclusivos sobre o segmento e os produtos, ser convidado para um evento da sua empresa, ou até mesmo uma atenção no pós-venda, garantindo que o processo de compra foi concluído com sucesso e verificando se ele não precisa de mais algum serviço.
Respeite o tempo e espaço
Atenção é muito diferente de intromissão. Muitos clientes se sentem mais confortáveis fazendo suas escolhas individualmente, e preferem receber a atenção do vendedor somente em caso de dúvidas. Respeite esse espaço e deixe claro que está disponível caso ele precise. Além disso, enchê-lo de informações, ligações e mensagens, ou insistir demais para ele comprar aquele produto provavelmente irá cansá-lo, fazendo com que se afaste de sua empresa e não volte mais. Encontre esse limite em cada cliente, dando atenção àquilo que precisar sem exageros.
Mostre que seu cliente é importante
Por fim, mesmo na solução de problemas, ou com aqueles clientes mais impacientes, agradeça pela preferência por ter escolhido sua marca, e demonstre como é importante sua escolha. Afinal, até em situações mais problemáticas isso pode fazer com que o cliente perceba que o problema foi somente uma exceção, e que ele pode voltar a fazer compras com você, confiante de que será sempre bem atendido.
E aí, gostou das nossas dicas de atendimento ao cliente? Esperamos que elas te ajudem a ter sucesso com todos os consumidores, afinal, esse é um ponto essencial para sua satisfação. E não esqueça de conferir nossas outras dicas em nosso blog!