Os Kits Portas são conhecidos por sua facilidade e praticidade de instalação, mas mesmo assim, eles precisam de atenção e tratamento adequado desde o momento da compra até o momento que chegam à obra para serem instalados. Para isso, existem alguns erros que precisam ser evitados e cuidados necessários para fugir das surpresas durante e após a instalação das portas, que a Dalcomad trouxe para você. Vamos conferir?
Armazenamento das portas
Primeiramente, vamos falar do recebimento das portas e os cuidados que precisamos tomar antes da instalação. Um espaço de armazenamento adequado é ideal para impedir que o material sofra alguma deterioração antes mesmo de chegar na obra.
O ideal é manter o produto longe de serviços pesados e locais com grande tráfego de pessoas, pois podem ocorrer acidentes. Além disso, escolha um local livre de condições climáticas extremas, umidade e sujeira, pois essas ações podem danificar o material, principalmente se estiver exposto por um grande período de tempo. Para evitar deixar o material armazenado por muito tempo, opte por receber mais perto da entrega da obra. Um prazo de 60 a 90 dias antes da finalização é o ideal.
Finalize os outros serviços
Quando estiver chegando o momento da instalação, certifique-se de que os outros serviços estão finalizados. As portas devem ser os últimos itens instalados no seu projeto, pois outros serviços após a instalação podem gerar danos ao produto.
Alguns exemplos são as coberturas e tubulações que possam causar vazamentos de água e umidade, principalmente se a porta não tiver sido feita com material resistente a estas condições. Outro item importante é finalizar os rebaixamentos no teto, revestimentos e pinturas das paredes, do contrário podem ocasionar em manchas e prejuízos no material. Finalize os rejuntes do piso e soleiras para que a porta possa abrir e fechar sem dificuldades e sem enroscar em nada. Toda a limpeza pesada também deve ser feita antes da instalação.
Estes são alguns exemplos de serviços que precisam ser concluídos antes da instalação, mas esteja sempre atento à sua obra para outras ações que possam gerar danos nas portas.
Cuidados com os vãos
Antes da instalação, garanta que os vãos para as portas obedecem às dimensões necessárias com precisão de esquadro, prumo e nível. Lembre-se de que o vão precisa da escaleta nas laterais e na parte superior para garantir um encaixe perfeito, eliminando as chances de um acabamento inadequado. Garanta que o vão esteja com acabamentos perfeitos, requadrado e sem furos e buracos.
Os erros com os vãos, principalmente quanto às dimensões, poderá causar em defeitos após a conclusão ou retrabalhos e, consequentemente, possível atraso na entrega.
Após a instalação das portas
Depois de instalada, alguns cuidados vão garantir que a porta não seja danificada. Primeiramente, observe se todas as portas e janelas estão devidamente instaladas, pois além da umidade, o vento pode afetar a espuma antes da secagem e trazer sujeiras para o local.
Outro cuidado é em relação ao tráfego intenso de pessoas pelo local logo após a instalação das portas, pois pode comprometer a fixação da porta. Por fim, para a limpeza da porta utilize apenas um pano umedecido, e no ambiente em que está instalada, tome muito cuidado com a limpeza do piso para evitar molhar e danificar o material.
Instalação das portas
Esses são alguns cuidados simples, mas fundamentais para garantir o sucesso da obra. Estes passos irão ajudar a evitar erros e preocupações no seu projeto, e a certeza de que o consumidor final estará satisfeito com todos os detalhes. Se precisar de mais dicas, você pode sempre recorrer ao blog e às redes sociais da Dalcomad, que sempre estão cheios de conteúdos para você!