Imagine um navio em alto mar conduzido por marinheiros altamente experientes em uma estrutura de muita segurança e tecnologia. Em algum momento, uma tempestade se aproxima e pega a tripulação de surpresa – afinal, uma nova atualização do sistema não previu a mudança no tempo.
Em poucas horas, a equipe se vê perdida. O sinal de GPS fica fora do ar temporariamente. Diversas estratégias de emergência são colocadas em prática, mas mostram pouca eficácia.
A tempestade sem precedentes e o mar que se comporta muito diferente do que se pensa podem desestabilizar uma equipe que não está bem coordenada, ou simplesmente não conhece os procedimentos a serem tomados no cotidiano do navio.
São diversas as empresas que passam por situações bastante parecidas. Você mesmo deve saber de diversos casos: profissionais experientes em um contexto de muita estrutura que não conseguiram conter uma crise.
O mar pode ser comparado ao fluxo do mercado e, como sabemos, navegamos por águas cada vez mais turbulentas quando tratamos de negócios. É por isso que a gestão empresarial é tão importante para organizações de todos os tamanhos e áreas de atuação.
Ao final deste artigo, você vai aprender estratégias de gestão empresarial capazes de impedir que a sua empresa vire um navio sem rumo e à deriva.
Desbravando a gestão empresarial
Não importa se a sua empresa está vivendo um momento de prosperidade ou de crise. Com as águas cada vez mais intranquilas, é fundamental elaborar um modelo de gestão empresarial adequado às necessidades da empresa.
Antes mesmo de deixar o cais, os produtos e serviços oferecidos devem passar por planejamento e testes de qualidade. Uma empresa com boa gestão empresarial conta com:
- Um norte definido, com objetivos e metas alcançáveis em um determinado espaço de tempo;
- Custos calculados e devidamente otimizados;
- Liderança estratégica, ou um capitão pronto para qualquer tempestade;
- Gestão de qualidade e processos.
Tecnologia a seu favor
Os processos de automação podem ir muito além dos controles de estoques, entradas e saídas de itens e a própria comunicação de uma equipe de trabalho. Por meio da tecnologia, é possível designar tarefas e monitorar a produtividade com a ajuda de algumas plataformas.
Além disso, a comunicação entre clientes e equipe de trabalho também pode ficar mais ágil e profissional com algumas plataformas específicas. Dica: pesquise por Slack ou Flock.
Outra estratégia eficiente para otimizar o acesso às informações e aos projetos é manter um sistema de hospedagem em nuvem. Assim, toda a equipe fica integrada independente de compartilhar o mesmo espaço físico ou não.
Estude a concorrência
Você já ouviu falar de benchmarking? Trata-se de um estudo detalhado de como opera a concorrência. Mais do que monitorar as rotas e as estratégias tomadas pelos seus concorrentes diretos, é possível aprender com eles.
Ao comparar produtos, serviços, práticas empresariais e metodologias usadas por empresas que concorrem diretamente pelos mesmos clientes da sua organização amplia os horizontes de todos, oferecendo uma oportunidade de rever a rotina.
Não estamos falando sobre simplesmente copiar ou imitar, mas sim captar as melhores práticas e adaptá-las á realidade da sua empresa. Assim, você pode encontrar um fator-chave decisivo para aumentar a competitividade.
Metas e objetivos claros
Sem um destino, nenhum navio pode traçar uma rota. Aí encontramos mais uma ferramenta da gestão empresarial que é muito importante: a definição de objetivos para que possa se manter e desenvolver no mercado.
Entre as perguntas que devem ser respondidas nesse tipo de planejamento, algumas delas são:
- Como a empresa deseja ser vista no mercado?
- Qual a taxa de faturamento que a empresa busca?
- Em quantos anos deseja obter reconhecimento público pelos clientes e pela concorrência?
- Quais mercados sua empresa deseja conquistar?
Capacitação
Muitas vezes, profissionais experientes, competentes e comprometidos com a empresa acabam se saindo mal em algumas ocasiões. Toda experiência deve ser enriquecida com cursos de atualização.
Além disso, os novos profissionais que chegam para somar com a empresa, mesmo que recém-saídos das universidades, precisam de conhecimentos mais práticos a fim de melhorar a gestão empresarial.
Vale cursos online ou palestras com profissionais que são referência da sua área. Conhecimento nunca é demais!
Esperamos que este artigo ajude a sua empresa a melhorar a gestão empresarial em 2019, traçando as rotas mais seguras e alcançando os destinos mais incríveis que existem no mercado.
Até a próxima!