Hoje vamos falar sobre um assunto que está sendo muito compartilhado entre profissionais de Arquitetura e Construção Civil, a sustentabilidade nos projetos de construção no mundo todo. Sabemos que nosso planeta depende de simples atitudes, como a preservação, cuidado com o meio ambiente, proteção e medidas que realmente façam a diferença. E é neste ponto que a Arquitetura Sustentável está inclusa.
Mas para compreendê-la, temos que entender ao menos um pouco sobre a sustentabilidade, que apoia-se em três bases, primeiramente a preservação ambiental, viabilidade econômica e valorização social. Ou seja, os profissionais que realizam os projetos, possuem a intenção de minimizar os impactos causados ao meio ambiente, também ser viável financeiramente para seus clientes e claro, construir um cantinho pensando sempre em sua usabilidade e conforto para os moradores.
Mas como ser ecologicamente correto?
Você sempre deve optar pela eficiência energética, outro fator é a redução do consumo de água, ventilamento natural e, com certeza, o aproveitamento da iluminação e energia solar. Devemos pensar que isso é muito importante, pois a população está em crescente crescimento demográfico e os grandes centros urbanos são os maiores poluentes.
Enfrentar e propor diferentes soluções aos problemas ambientais nos dias de hoje, é um grande desafio. Mas a Dalcomad vai te ajudar com algumas dicas que com certeza você poderá aplicar futuramente em seus projetos arquitetônicos.
Reaproveitamento da Água
Vamos começar com o reaproveitamento da água da chuva, que é possível implementar em seu projeto através de um sistema de captação. Ele reduz em até 60% o uso da água, pois abastece os vasos sanitários, serve também para lavar calçadas, roupas e regar o jardim, além de economizar financeiramente.
Já a água cinza, diferente da pluvial, é aquela proveniente das lavagens de roupas, banhos e torneiras presentes nas construções, podendo ser tratada quando armazenada e reutilizada para lavagem automotiva e irrigação.
Telhado Verde
Em seu projeto, você também pode apostar pelo Telhado Verde, as coberturas verdes ou lajes jardins, são isolantes térmicos, protegem contra as danificações das variações climáticas, filtrando a água da chuva que pode ser drenada para reutilização. Também, compõem um belo jardim para a casa ficar ainda mais linda.
Aquecimento Solar e Painel Fotovoltaico
O aquecimento solar acontece através de placas que convertem a energia do Sol em energia elétrica. Sabemos que no Brasil, o custo desses painéis ainda são muito altos, mas nosso país já está apresentando um potencial de produção e instalação em residências de porte médio. Lembrando que a redução da conta de luz, vai fazer toda a diferença para o cliente.
Diferente do aquecimento solar, os Painéis Fotovoltaicos, são coletores que não geram energia, e sim armazenam o calor, depois transferem para uma caldeira elétrica onde a água quente é mantida até a hora de tomar banho. Um sistema de aquecimento que reduz e muito o consumo elétrico residencial!
Plantas e Árvores
Vale a pena lembrar que além da construção, temos que pensar na parte externa do projeto, as árvores e jardins também estão inclusos na Arquitetura Sustentável, não podemos deixá-las de fora, os tons verdes, flores, plantas frutíferas fazem toda a diferença na hora de complementar o projeto.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que acredite nas soluções dos projetos sustentáveis, além do sistema de aquecimento solar, reaproveitamento da água e telhado verde, o uso de madeiras de origem legal e certificadas também são importantes e essenciais para preservar a natureza. Por isso, conte com os Compensados, Portas e Kit Portas da Dalcomad.
Lembre-se, projetos que ajudam o meio ambiente também são construções de qualidade. Mesmo que o local não tenha sido planejado com uma construção sustentável, é possível adaptá-lo!